Viver o Agora
Desenvolvimento Pessoal

Viver o agora

Estar presente no momento presente é um desafio que temos diariamente. Muitos de nós vivemos insistindo em reviver e massacrar-nos com o passado ou em estarmos em ansiedade com o futuro que pode nem acontecer e esquecemos de viver o momento presente em consciência plena.

Podemos ver, ler, escutar estas ideias em muitos locais e de muitas pensadores e filosofias.

Deixo aqui os “dez mandamentos”, que o «bom» Papa São João XXIIII, deixou escritos no seu Diário

1. Hoje, precisamente hoje, procurarei viver o presente, sem querer resolver todos os problemas da minha vida, inteiramente e de uma só vez!

2. Hoje, precisamente hoje, terei o máximo cuidado pelo meu aspeto: vestirei com sobriedade; não levantarei a voz; serei gentil nos modos; a ninguém criticarei; não pretenderei melhorar ou disciplinar alguém, a não ser a mim mesmo!

3. Hoje, precisamente hoje, serei feliz, na certeza de que fui criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste!

4. Hoje precisamente hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

5. Hoje, precisamente hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando que assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, também a boa leitura é necessária para a vida da alma!

6. Hoje, precisamente hoje, realizarei uma boa ação e não o direi a ninguém.

7. Hoje, precisamente hoje, farei algo que não gosto de fazer, e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, farei de modo que ninguém o perceba.

8. Hoje, precisamente hoje, organizarei um programa: talvez não o siga exatamente, mas organizá-lo-ei. E tomarei cuidado com dois defeitos: a pressa e a indecisão.

9. Hoje, precisamente hoje, acreditarei firmemente, não obstante as aparências, que a boa providência de Deus se ocupa de mim, como de mais ninguém no mundo.

10. Hoje, precisamente hoje, não temerei. De modo particular, não terei medo de desfrutar do que é belo e de acreditar na bondade!

Refletindo em cada um deles surgem-me algumas ideias:

1. Viver o aqui e o agora é a melhor e diria única maneira de viver. Não dá para viver no ontem nem no amanhã, apenas é possível vivermos momento a momento. Para tornarmos mais fácil o nosso dia-a-dia e o ultrapassar dos desafios que enfrentamos, ajuda darmos atenção e ação a uma coisa de cada vez, uma depois da outra e não esperando fazer tudo de uma vez.

2. Hoje e todos os outros dias da nossa vida é importante cuidarmos de nós mesmos, do nosso aspeto, dos nossos pensamentos e sentimentos bem como das nossas acções. Tendo o cuidado a cada instante em sermos o melhor que conseguimos com aquilo que sabemos nesse momento, fazendo por nos superar a nós próprios. Ao comparar-nos não o façamos com os outros e sim com a nossa versão do dia anterior. Façamos por ao falar ser elogios e sugestões positivas ou então saibamos guardar em silêncio o que seja menos bom e apenas exteriorizar os que acrescenta e abençoa.

3. Tenhamos a coragem de decidir Ser Feliz e manter essa decisão independentemente do que possa acontecer, até porque a felicidade constrói-se passo a passo e uma pessoa para Ser Feliz não tem necessariamente de estar feliz o tempo todo.

4. Tenhamos a consciência de que não podemos mudar nem os outros nem as circunstâncias, apenas nos podemos mudar a nós e à forma como encaramos as atitudes dos outros e as situações que nos vão surgindo ao longo da nossa vida.

5. Tenhamos a capacidade de trabalhar em nós próprios diariamente, já que este trabalho de estudo, de reflexão é tão ou mais importante para a nossa evolução como o trabalho que nos dá o rendimento necessário à vida e esta remuneração é proporcional à nossa evolução e capacidade de resiliência e adaptação.

6. Tenhamos o altruísmo de fazermos o bem diariamente sem esperarmos nada em troca nem nos vangloriarmos dos nossos feitos, tendo a humildade de realizarmos pequenas acções que deixem quem nos rodeia mais feliz e agradecido mesmo que no seu silêncio.

7. Tenhamos a superação de realizar algo de que não apreciemos, fazendo-o de bom grado e sem que os outros o sintam como enfadonho.

8. Tenhamos a organização de realizar uma lista de actividades a desenvolver durante o dia, seguindo-a e sendo tolerantes com as nossas falhas, urgências ou hesitações, saibamos perdoar-nos e motivarmos para sermos melhores a cada momento.

9. Tenhamos a Fé na força superior a nós que nos apoia e que, independentemente de tudo o que possa acontecer, saibamos que acontece o melhor.

10. Tenhamos a audácia de apreciar o belo da vida, da natureza e acreditar na bondade dos outros mas sobretudo da nossa própria bondade e generosidade para connosco e para com o que nos rodeia.

Podemos, agora, escolher um para começarmos no dia de hoje e conseguirmos assim de alguma forma encontrar o caminho da bondade e da felicidade.

Façamos por viver conscientes do nosso corpo, dos nossos sentimentos, dos nossos pensamentos, fazendo o melhor por nós, de nós e para os outros, sendo a cada momento calmos, bondosos, verdadeiros, trabalhando honestamente e confiando em nós próprios, nos outros e no universo/força maior que nos guia e sustenta.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *