Oleos-essenciais
Bem-Estar

Óleos essenciais – Uma Ajuda Preciosa

Desde sempre que, enquanto seres humanos utilizamos várias alternativas e soluções que nos facilitam o nosso dia-a-dia e nos proporcionam maior bem-estar, desde as mezinhas das nossas mães e avós, passando por chás, emplastros e afins, vamos experimentando e entendendo o que nos faz sentir melhor.

Ao longo da minha vida também tem sido assim, vou optando por novas soluções que, me ajudam e que ajudam a minha família e pessoas que se cruzam o meu caminho, a sermos cada vez mais fortes e robustos aos novos desafios com que nos deparamos.

Essas soluções passam por terapias holísticas que executo, pela maneira de estar na vida e também pelos óleos essenciais.

Os óleos essenciais doTerra fazem então parte do meu dia-a-dia há já algum tempo, ajudam-me também eles a vários níveis: emocional, físico, mental dando-me suporte essencial à manutenção do meu bem-estar, sendo eles uma escolha natural e segura.

São substâncias naturais criadas por plantas, podendo ser extraídos de várias formas (por exemplo destilação a vapor e extracção a frio) e a partir de várias partes das plantas, nomeadamente: Raiz, Folhas, Flores.

Já desde 4 000 a.C. que os sumérios deixaram as primeiras receitas de perfumes, desde então além de perfumes são extraídos os óleos das plantas aromáticas e reconhecidos como o medicamento mais eficaz conhecido pela humanidade.

Ao longo do ano ajudam a fortalecer o ser podendo ser utilizados de diversas formas:

Aplicação aromática (inalação direta, dispersão, perfumes ou colónias, ventiladores ou aberturas de ventilação);

Aplicação tópica (Massagem, Banhos, Compressas, Reflexologia)

Aplicação Interna (Sublingual, Cápsulas, Bebidas, Culinária)

Aplicação aromática

A aplicação aromática pode trazer muitos benefícios para o corpo e para a mente, uma vez que o olfato está intimamente ligado ao cérebro que por sua vez controla as emoções e a memória de longo prazo. Assim inalar o aroma ou a névoa difusa de um óleo essencial pode chegar fortemente a essas áreas do corpo e também ao sistema respiratório.

A inalação direta é a forma mais simples de inalar um óleo essencial, ou diretamente de um frasco, ou colocados nas mãos e colocados próximos da boca e nariz para afetar positivamente o humor e as emoções. A dispersão é a maneira mais fácil de espalhar os óleos essenciais por todo o ambiente utilizando um difusor a frio para manter as propriedades dos óleos (pode ver difusores aqui)

Podemos criar os nossos próprios perfumes ou colónias utilizando os óleos essenciais proporcionando-nos suporte emocional além de um aroma incrível. Podemos ainda colocar umas gotas de óleos essenciais num algodão e prendendo-o num ventilador portátil ou saída de ar, até no automóvel.

Aplicação tópica

A aplicação tópica diz respeito à colocação de óleos essenciais de uma região do corpo (pele, cabelo, unhas ou dentes), trazendo benefícios tanto no local de aplicação como em todo o fluxo sanguíneo nos vários órgãos do corpo.

Muitos óleos podem ser aplicados “puros” ou sem diluição, outros têm de ser diluídos com um óleo vegetal puro com por exemplo o óleo de coco fracionado.

A aplicação tópica dos óleos essenciais pode ser através de aplicação direta, massagens, banhos, compressas, reflexologia.

Aplicação Interna

A aplicação interna diz respeito ao consumo interno dos óleos, ajudando internamento o sistema digestivo, muitos também passam para a corrente sanguínea e chegam a várias regiões do corpo.

Como tal podemos utilizá-los colocando uma ou duas gotas em baixo da língua (sublingual), em softgels ou fazendo cápsulas. Outra maneira fácil de tomar os óleos essenciais internamente colocando uma gota em 250 ml a 1000 ml de uma bebida preferida. Os óleos essenciais também podem substituir muitas ervas e aromas diferentes na culinária. O cuidado que temos que ter é em usar pequenas quantidades, (falamos mesmo de usar um palito mergulhado no óleo e misturado no alimento).

Qualidade dos Óleos Essenciais

Existem muitas opções diferentes que devemos considerar ao comprar óleos essenciais. Considerar os fabricantes é deveras importante, uma vez que, se os óleos essenciais forem diluídos com químicos ou aditivos ou até embalados de forma indevida, os benefícios terapêuticos podem ser reduzidos ou até neutralizados.  Utilizar óleos essenciais de grau puro e terapêutico é imprescindível, para isso o produtor deve manter os mais altos padrões, desde as plantas utilizadas aos métodos de produção e embalagem. Na doTerra respeitam-se as plantas de onde são retirados os óleos essenciais; são utilizadas as técnicas adequadas para extrair os óleos das mesmas durante a produção, bem como o período do ano, a idade da planta e o tempo certo depois da colheita a fim de garantir que tenham o equilíbrio certo de componentes químicos. Existem muitos testes de qualidade que são utilizados para garantir a pureza de cada frasco de óleo essencial doTerra, entre eles encontra-se a Avaliação sensorial, testes físicos a Análise química. O preço vai reflectir o custo de produção de cada óleo, tendo em consideração que alguns exigem maior quantidade de matéria vegetal e podem ser muito mais difíceis de produzir do que outros.

Dia-a-Dia

A utilização dos óleos é benéfica no dia-a-dia, a sua utilização consistente permite sentir os seus benefícios de forma mais efectiva na nossa vida.

Na fase de isolamento foram imprescindíveis ajudando-me como suporte muscular, respiratório, emocional e físico. Utilizei-os diariamente, várias vezes ao dia e das várias formas.

Experiencie

Melhor do que ler ou ouvir falar de óleos essenciais é permitir-se experimentá-los. Pode fazê-lo adquirindo-os através da loja (ver como aqui) ou pode entrar em contacto comigo e entender como o pode fazer.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *