Tudo é energia
Para entendermos o Reiki, temos que compreender que tudo é energia. O Reiki é uma Energia Universal que não se esgota.
A terapia Reiki tem por objetivo ajudar a pessoa a atingir o seu equilíbrio energético em toda a sua dimensão, Fisica, Emocional, Mental, Espiritual e Energética.
O terapeuta através da imposição das mãos aplica Reiki (não implica manipulação do corpo, apenas uma aproximação das mãos ou um toque suave), faz, assim, circular a energia através dos vários centros de energia (chakras) equilibrando-os.
Existem cinco princípios que são uma filosofia de vida, são eles:
Só por hoje, Sou Calmo;
Só por hoje, Confio;
Só por hoje, Sou Grato;
Só por hoje, Trabalho Honestamente;
Só por hoje, Sou Bondoso.
Cada um destes princípios pode ser importante na nossa vida, se assim o decidirmos. Eles ajudam-nos a convidar a felicidade tal como o mestre Usui falava. A felicidade é um caminho, não é apenas um objetivo. Podemos decidir Ser Felizes e isso não implica termos de estar cem por cento do tempo felizes.
Só por hoje
Só por hoje, não significa necessariamente que seja só hoje, quer remeter-nos para o aqui e o agora, mantermo-nos na atenção plena do que pensamos, sentimos e agimos neste momento. Só por hoje chama-nos a atenção para o instante presente, até porque a vida acontece agora.
Só por hoje, Sou Calmo
Só por hoje, Sou Calmo; este princípio ajuda-nos a tomarmos consciência de, se realmente permanecemos calmos independentemente do que se passa ao nosso redor ou se, as situações exteriores nos afetam e alteram o nosso estado. Como reagimos, o que sentimos, o que pensamos quando as situações nos desafiam? Como agimos, como nos sentimos ou falamos quando vemos outras pessoas a perderem a calma? A forma como vivemos cada situação, como entendemos o que nos inquieta, compreendermos como estar em harmonia com a nossa mente, estar em harmonia com o nosso coração, permite-nos alcançar o equilíbrio e a harmonia com a vida, caminhando na felicidade.
Só por hoje, Confio
O mestre Usui, na sua sabedoria, dizia: “Confia no universo que o universo confia em ti.”
Só por hoje, Confio; relembra-nos da importância de confiarmos em nós próprios, nos outros e na vida. Será que temos confiança em nós? Será que conseguimos confiar nos outros? Sentimo-nos confiantes na vida? Fala-se em auto-estima, em autoconfiança….será que temos autoconfiança suficiente em nós próprios e nas nossas capacidades de fazermos acontecer nas nossas vidas e nas das outras pessoas? Vou ainda mais longe, conseguimos nós ter a capacidade de dar aos outros o poder da autoconfiança? Todas estas questões são para reflectir e aprofundar o conhecimento que temos de nós mesmos. Somos seres vivos em evolução…há uma lei que nos diz qualquer coisa como…ou estamos a crescer ou a diminuir, não dá para ficar igual…como nos queremos sentir? Trabalhamos em nós o suficiente? Permitimo-nos aprender e crescer todos os dias?
Só por hoje, Sou Grato
A gratidão é um estado tão poderoso, permite-nos tomarmos consciência do universo, do sentido da vida. Devemos fazer por trabalhar e desenvolver a gratidão a cada dia, assim também nos tornamos conscientes das mudanças constantes que existem, nada se mantém eterno, tudo muda. Nascemos, crescemos, morremos; as estações do ano alteram-se cada vez com menos consistência, os relacionamentos transformam-se e transformam-nos, cada pessoa passa na nossa vida e fica o tempo suficiente para nos permitir a aprendizagem devida. Agradecer pelos momentos e pelas situações menos boas que vivemos e tão ou mais importante do que agradecermos pelas situações boas que vivemos. Ser grato é enviar mensagem ao universo de que queremos, aceitamos a vida com serenidade e harmonia e estamos disponíveis para a ajuda que possa ser necessária ao nosso desenvolvimento.
Só por hoje, Trabalho Honestamente
O trabalhar honestamente não tem que ser entendido apenas como o nosso trabalho, o que fazemos para termos a remuneração ao fim do nosso serviço prestado. Também é o quanto somos honestos connosco próprios, o quanto trabalhamos em nós (no nosso interior) e no nosso crescimento pessoal e profissional. É termos a consciência de que os nossos esforços podem não ter os resultados de forma imediata como gostaríamos, que tudo tem um tempo para acontecer, a sabedoria é continuar a fazer até estarem concretizados os nossos objetivos acreditando e sentindo como se já estivessem realizados. Tão ou mais importante do que sermos honestos com os outros é sermos honestos connosco próprios, sermos autênticos.
Só por hoje, Sou Bondoso
Ser bondoso, é também fazermos por nós o que fazemos pelos outros sem nos acharmos egoístas, é observar a vida e os outros sem emitir juízos de valor, sem julgar. Ser bondoso é dar sem esperar nada em troca, até porque a volta não tem que ser na mesma hora nem pela mesma pessoa. A bondade não está apenas no coração, está também nas palavras e nas acções; o que pensamos e sentimos durante o dia…fazermos em cada dia por estarmos e sermos melhores é uma bênção ao nosso alcance, que começa pela nossa decisão, seguida de nos permitirmos estarmos também connosco, sermos a/o nossa/o maior amiga/o, essa é das acções mais belas que podemos realizar, a bondade maior e mais acessível a qualquer momento e para qualquer um de nós. Entendermos que podemos ser a cada dia mais bondosos para connosco, para com os outros seres vivos e para com o planeta é uma aprendizagem transformante.
Gratidão
Sara Faustino