Bom-Descanso
Bem-Estar

Bom Descanso

Como tem sido a jornada com o descanso?

A minha história é com toda a certeza igual a tantas outras e muito provavelmente toca com alguma parte com a tua.

Se não acreditas, continua a ler e no final escreve-me a dizer a diferença…ou a semelhança!

imensos anos que a cada dia, a cada semana, a cada mês para não escrever a cada ano, penso em descansar.

Penso que:

  • 💫 amanhã deito mais cedo,
  • 💫 amanhã não faço tanta coisa
  • 💫 amanhã tiro um tempinho para mim
  • 💫 amanhã…
  • 💫 amanhã…

E sabes que mais, não acontece. Chega o amanhã e faço a mesma coisa. Incrível não é?

Passa o dia, a semana, o mês, o ano e tem tendência a ficar igual… ou pior.

Depois a vida encarrega-se de nos chamar a razão, com um alertazito na saúde, ou com algum contratempo que nos faz abrandar.

O pior é quando não ligamos a avançamos de igual forma, aí vem uma doença…nossa ou de familiar que nos faz abrandar, repensar e decidir fazer diferente.

Em que fase estás na tua vida?

  • A – na que ainda nem te apercebeste da falta de descanso que tens?
  • B – na que sabes que precisas de descansar mas ainda não conseguiste começar?
  • C – na que já sabes, já decidiste, já tentaste mas ainda não conseguiste fazer nada diferente porque nem sabes por onde começar?
  • D – na que já decidiste, já começaste a fazer alguma coisa mas ainda te sentes cansada/o?
  • E – na que consegues descansar o que necessitas e está tudo bem?

Espero poder saber as tuas respostas em breve

Pensando bem, ninguém gosta de acordar mais cansado do que o que se deita, verdade?

Verifica na imagem o que podes fazer para melhorares o descanso

Bom-DescansoO
Bom Descanso

Quanto mais queres descansar mais precisas de ter atenção em todo o conjunto que proporciona o descanso reparador!

“Oh Sara, mas descansar não é só deitar na cama e já está?”

Não # diamantembruto, não é só isso. Se assim fosse todos teriam um bom descanso e todos os dias seria de igual forma, verdade?

A estratégia começa horas antes de ires descansar! Analisa a seguinte lista:

A alimentação é um dos fatores que condiciona o descanso, principalmente porque é importante estarmos com a digestão feita para que o nosso corpo possa efetivamente descansar na hora de dormir e não continuar a “trabalhar” realizando a digestão.

O saber parar uns minutos a determinadas horas do nosso dia e o permitir-nos parar é fundamental para conseguirmos descansar. Sentar um pouco, fazer uma sesta de vinte ou trinta minutos depois de almoço são algumas das formas para podermos descansar.

No quarto, as condições de temperatura e luminosidade, o conforto do colchão, a almofada ser apropriada são também tópicos a ter em consideração na hora de dormir.

Evitar estar a olhar para ecrãs azuis (telemóveis, computadores, tablets, televisões,…) na hora anterior ao dormir é outra forma de ajudar o cérebro a começar a parar e diminuir a sua atividade para permitir descansar de forma mais eficaz.

As rotinas de sono são deveras importantes: respeitar e manter a mesma hora de dormir, evitar o que possa acelerar ou “incomodar” antes de ir para a cama, fazer por adormecer entre as 22 horas e as 23 horas para se aproveitar a maior produção e libertação de hormonas, nomeadamente a melatonina que inicia a sua produção aproximadamente pelas 21 horas.

Os rituais antes de dormir também são importantes. Ter papel/bloco de notas e lápis ou caneta para escrever e apontar o que nos vem ao pensamento (as ações que queremos fazer no dia seguinte) nos minutos imediatamente antes de dormir faz todo o sentido. Assim delegamos no papel o que nos poderia atormentar e a não deixar sossegar.

Outra situação à qual devemos dar muita importância é ao último pensamento antes de dormir, uma vez que, este vai ficar a ser trabalhado durante a noite pelo nosso inconsciente.

Beber um pouco de água antes de dormir ajuda a adormecer mais rápido.

Agradecer. Até porque a gratidão é dos sentimentos mais poderosos a par do amor. Agradecer por tudo e por todos, agradecer pelo que temos, fazemos e sentimos, agradecer faz com que cada vez mais tenhas razões para agradecer. Experimenta começar a agradecer todos os dias por alguma coisa ou por alguém, a cada dia faz por agradecer mais e mais e vê a diferença na tua vida ao fim de um ano

Programar o nosso cérebro e inconsciente para recuperar energia durante o sono e acordar as x horas e com resoluções e soluções para o dia fantástico de amanhã é mais uma das coisas transformadoras que podes experimentar.

Lembrando que…não precisas de imensas horas, dias ou semanas de descanso. Conforme ganhas rotinas de descanso melhor tiras partido do teu tempo de descanso e recuperas a tua energia.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *